INSCRIÇÃO ABERTA PARA APOIO A INOVAÇÃO
- Caren Menezes
- 10 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Será que sua empresa pode participar? Venha conferir os detalhes

Apoio ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias 4.0
Se você precisa desenvolver um novo produto para seu cliente talvez esse artigo seja para você. Uma parceria entre BNDES, ABDI e SENAI/SESI apoia a elaboração e validação in situ de projetos de inovação.
Como funciona?
Uma empresa proponente desenvolve o projeto, o qual deve ter como escopo tecnologias 4.0 que gerem produtividade e melhoria de processos. Deve estar previsto a validação da tecnologia em clientes pilotos, parte obrigatória do projeto.
O número de clientes pilotos devem ser de no mínimo 5 empresas. Esse número condiciona o aporte financeiro, o qual varia entre R$ 800 mil e R$ 200 mil. A contrapartida depende da classificação do porte da empresa que é no mínimo 30% e pode ser financeira ou em recursos materiais e humanos.
Para entender a viabilidade da inscrição do projeto é importante avaliar os itens financiáveis e tempo de duração do projeto.
Os itens financiáveis devem ser cuidadosamente avaliados para garantir o custeio das despesas, neles estão inclusos, por exemplo, horas técnicas de inovação, materiais de consumo, software, etc.
Já o cronograma físico deve respeitar a duração de 12 meses.
Ainda, para o projeto ter sucesso, obrigatoriamente, o nível de maturidade deve ser apresentado. Você sabe como mensurar? Esse é assunto para o próximo artigo. Aguarde!





Comentários