NOSSA TRAJETÓRIA por Juliana Onzi
- Juliana Onzi
- 13 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2021
Eu iniciei na área da Qualidade no ano de 2004, com 19 anos inspecionando peças, em uma pequena empresa, e que logo depois se tornaria uma empresa referência no mercado.

Neste dia me lembro que era algo novo para mim, e para a empresa também, pois anterior a mim este processo não existia. E fui convidada pelo dono na empresa a ocupar este cargo e assim iniciar a minha jornada pela Gestão da Qualidade.
Neste período, pude aprender muito sobre os processos da empresa, pois, como tinha que saber sobre o processo para saber se estava conforme ou não. Então, quando ví estava tratando de problemas com clientes, fornecedores, diretores e todos os processos.
Isso despertou em mim uma necessidade de melhorar os processos para que os produtos não chegassem até o setor de inspeção com falhas.
Logo a minha equipe cresceu, pois percebi a necessidade de além de cobrar melhorias dos processos, eu precisava mensurar o status das perdas retrabalhos, produtividade e entre outros levantamentos.
Com estes dados em mãos foi possível tomar melhores decisões, envolver as equipes e principalmente engajar as pessoas para a melhoria contínua.
Isso e deu um “gás” uma motivação e uma sensação muito boa, na qual eu percebi que tinha realizado muitas melhorias com minhas equipes.
Foi neste período que eu decidi voltar a estudar, queria me qualificar, aprender mais. Então resolvi fazer a graduação Administração e em paralelo fiz Gestão da Qualidade. Desta forma, tudo que aprendia colocava em prática. Os resultados cada vez melhores e eu continuei a sonhar. Aqui eu me esqueci de contar que já havia passado de inspetora da Qualidade pra coordenadora da Qualidade.
Com as melhorias nos processos, foi realizando outros projetos como mapeamento de processos, utilização de metodologias para resolução de problemas, layout, desenvolvimento de pessoas entre outras.
Foi neste período que percebi a oportunidade de implantar a norma ISO 9001 de Gestão da Qualidade. Com esta implantação o patamar de gestão melhorou muito na empresa. Pois a gestão da Qualidade tornou-se estratégica. Então, após a implementação e com os ótimos resultados que puderam ser percebidos por todos na organização, eu conquistava o cargo de gerente da Qualidade.
Eu ainda continuava a sonhar, a buscar mais, e melhores resultados. Tenho muito orgulho de dizer que conseguimos alcançar um nível muito alto de Qualidade e desempenho e resultados excelentes.
Nesta minha jornada além de sempre buscar o crescimento na carreira, busquei cada vez mais qualificações, e algumas delas passam além da formação de Administradora, também as especializações em Gestão estratégica da Qualidade, Gestão de projetos, Auditora líder, e uma infinidade de cursos que agregaram valor ao meu conhecimento.
Mas e como surgiu a Onzi Consultoria?
Um determinado dia, alguns incômodos começaram a sugir, e isso tinha haver com o meu propósito de vida. Assim, inicia uma nova etapa da minha jornada. Depois de ficar nesta empresa por 14 anos melhorando processos, analisando dados, gerenciando equipes, auditando, treinando, engajando, desenvolvendo uma cultura voltada para a Gestão da Qualidade eu não resolvi desistir, eu apenas resolvi continuar, mas não na mesma empresa.
E sim, levar este conhecimento para outras empresas, outras pessoas. E buscar aprender novos conhecimentos, ter novas experiências.
Em 2018, a Onzi inicia sua jornada mentorando profissionais da qualidade para que pudessem acelerar na carreira. Aliando os anos de experiência na carreira e o propósito da ONZI, inicialmente foi desenvolvido um projeto de mentorias individuais, para que profissionais da área da Qualidade pudesse trilhar o seu caminho na qualidade de uma forma direcionada.
Assim inicia esta trajetória da Onzi de levar a gestão da Qualidade para as empresas através da Gestão do conhecimento.

E por acreditar nos três pilares PESSOAS, PROCESSOS e PLANEJAMENTO, 2019 a Onzi inicia a atuação com serviços de treinamentos focados na formação de Auditores internos da Qualidade, Interpretação da Norma ISO 9001, Ferramentas da qualidade e o curso de Gestor da Qualidade. Estes todos se tornaram cursos de referência para os alunos.
Neste período surge também o projeto da Quality Serra, que esta em construção com profissionais da qualidade, projeto que vem para atender uma necessidade do mercado de unir os esforços dos profissionais da área na ampliação da comunicação sobre a importância do setor e para qualificar empresas e empreendedores para enfrentar os desafios do mercado. A primeira ação realizada foi o primeiro Workshop da Qualidade na Serra, e logo muitas outras ações foram realizadas com os voluntários e parceiros da Quality. Atualmente a Onzi na representação da sua fundadora Juliana preside este grupo de trabalho.
2019 marcou o inicio do grupo de estudos da Qualidade que acontece de forma online através de um grupo de wathsapp onde diversos profissionais da qualidade realizam trocas de conhecimento e aprendizado para fomentar os estudos e a capacitação contínua dos esforços de atuação na Qualidade.
Em 2020, mesmo em meio a pandemia a Onzi começa a crescer e ampliar seus serviços, agora além de ter uma gama maior de treinamentos online e presenciais, ela passa a realizar consultorias empresárias para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade realização de auditorias e acessoria empresarial.
Assim recebemos o convite para representar o CONSELHO JOVEM DE ADMINISTRADOS NA SERRA ampliando a nossa atuação e levando para mais entidades e empresas a importância do setor para o dia a dia do mercado.
Em abril de 2021 completamos 3 anos e nossa trajetória está apenas iniciando, ao longo destes três anos aprendemos muito e encontramos muitos parceiros, alunos, clientes, fornecedores que contribuíram com a nossa caminhada.
Por isso, quero apenas agradecer e dizer que a Onzi continua a estar atenta as tendências, as necessidades e a busca continua por melhorias, para entregar sempre o melhor, a melhor experiência e ser a referência em implantação do Sistemas de Gestão da Qualidade levando cultura de Qualidade para pessoas e empresas.





Comentários