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Empreendedorismo Feminino – O papel da Liderança Feminina frente aos negócios

Dia 19 de novembro, é mundialmente conhecido como o “Dia do Empreendedorismo Feminino”, uma data que busca dar visibilidade e fortalecer a importância do papel das mulheres frente à projetos e destaca a liderança feminina nos diversos campos de atuação.


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Historicamente sabemos que a mulher teve de ultrapassar diversas barreiras e lutar por espaços antes apenas vistos como de exclusividade dos homens, destacando-se através de suas habilidades como resiliência, paciência, determinação e foco. Assim ganhou voz e presença nos diversos ambientes, desempenhando tarefas como estudante, empreendedora, líder e destacando-se como agente de mudança nas decisões sociais, domésticas e políticas.


Para destacar a importância desta data, preparamos um conteúdo especial, trazendo dados sobre o empreendedorismo feminino e o papel da liderança feminina nos negócios.

Empreendedorismo Feminino

Com a necessidade de mudança no cenário do empreendedorismo, essa data foi estabelecida pela ONU Mulheres (braço das nações unidas que defendem os direitos femininos), com intuito do incentivo a liderança, empoderamento econômico, participação política, planejamento e não violência contra as mulheres.


Esta data teve sua primeira comemoração em 2014 com a participação com cerca de 153 países realizando diversas atividades globais. Para a ONU Mulheres: “ao valorizar o empreendedorismo feminino, a sociedade contribui para a igualdade de gênero, reduzindo os fatores culturais e históricos.”


Levantando alguns dados de nosso país percebemos que a luta feminina neste cenário é ainda muito grande, as mulheres representam cerca de 52% da população no Brasil, um número expressivo, mas conta com somente 48,7% mulheres empreendendo ativamente, ou seja, um número que não expressa igualdade no setor.


Partindo para as grandes indústrias, a representatividade feminina se encaixa entre 13% a 15% em cargos de liderança ou a frente dos negócios. Segundo um levantamento do LinkedIn, apenas 25% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. O Brasil é um país plural e com muitas oportunidades, mas que ainda enfrenta o obstáculo da desigualdade e do preconceito e o cenário neste setor para as mulheres mesmo com uma alta nos índices, nos últimos anos, ainda se mostra como um ambiente a ser explorado.


Como podemos observar abaixo, alguns dos dados extraídos do SEBRAE e do GEM, nos mostram uma realidade sobre o mercado e ao mesmo tempo um espaço de oportunidades a ser explorado e preenchido pelas mulheres:


  • Mulheres empreendedoras estudam cerca de 16% a mais que homens, e ganham cerca de 22% a menos;

  • A taxa de mulheres que começa a empreender por necessidade é de 44% que em relação aos homens é 32%;

  • Mulheres tendem a pagar uma taxa de juros maior 34,6% contra 31,1% dos homens;

Um olhar para o papel multitarefas das mulheres

Além dos dados sobre o mercado empresarial, é também destacado a liderança feminina nas atividades domésticas, falamos da autonomia da mulher em todas as áreas que ela está inserida, por isso devemos incentivar a liderança desde cedo e em cada vez mais mulheres, para que assim elas sejam líderes de si e de todos os espaços que ocupam.


Mulheres frente as crises mundiais: Ciência e resposta COVID-19

Para superar a pandemia COVID-19 e se recuperar da crise global em curso, o mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres. Na linha de frente da resposta, mulheres e meninas são profissionais de saúde e inovadoras, pesquisando vacinas, tratamentos pioneiros e inspirando meninas a serem forças do bem em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).


As mulheres na ciência estão nos conduzindo em direção a um mundo mais seguro, muitas vezes arriscando suas vidas, pois representam 70% entre profissionais de saúde e de assistência social. No entanto, elas permanecem sub-representados na tomada de decisões e liderança, pois representam apenas 30% das lideranças no setor de saúde global.


Mídia e entretenimento

A mídia desempenha um papel crítico na amplificação das vozes e histórias das mulheres e chamando a atenção para questões-chave. Mas, com as mulheres ocupando apenas 27% dos cargos de alta administração em organizações de mídia, não é surpresa que filmes, livros, jornais, podcasts e outros meios poderosos continuem a ser dominados por histórias, perspectivas e narrativas masculinas, escritas, produzidas e hospedadas por homens.


Nos meios de comunicação, apenas 24% das pessoas ouvidas, lidas ou vistas nos jornais, na televisão e no rádio são mulheres. Na cobertura de notícias globais do COVID-19, apenas uma em cada cinco fontes especializadas consultadas eram mulheres.


Agricultura Familiar

Uma vez que mais de um terço do emprego feminino está na agricultura, aumentar o acesso das mulheres à terra e fornecer melhor apoio às agricultoras é essencial.


As mulheres garantem a segurança alimentar de suas comunidades e criam resiliência climática. Mas quando se trata de possuir terras, acessar insumos agrícolas, financiamento e tecnologias para resiliência climática, elas são deixadas para trás dos homens. Essas agricultoras, apesar dos desafios adicionais que enfrentam, geralmente são as guardiãs do conhecimento tradicional e as administradoras dos recursos naturais em suas comunidades. Sua experiência e percepções valiosas podem nos levar a uma melhor compreensão da gestão de recursos escassos e mitigação de riscos climáticos.


Ao trazer estas reflexões, nós da ONZI nos preocupamos em dar visibilidade a importância da liderança feminina no potencial socioeconômico do país e dar voz a um mundo mais igualitário no que diz respeito as discussões e decisões de forma conjunta entre homens e mulheres. Não é sobre ter superioridade e sim sobre ter representatividade nos contextos de decisão em todos os setores que impactam também a realidade feminina.


Com o objetivo de promover reflexões acerca da gestão dos negócios e da liderança feminina, no dia 29 de Novembro de 2021 teremos um evento exclusivo para as mulheres empreendedoras, o “Fala Qualidade – Diálogos com Elas” que traz convidadas especiais para desenvolver Networking e discussões nos temas:


  • Estratégias para fazer acontecer em 2022 com Juliana Onzi - Onzi Consultoria

  • Ecossistema digital e as tendências da nova era com Kétlin Varela - Rabiscos Marketing Digital

  • Finanças...simples assim! Uma experiência prática com Carol Lucena– Studio Carolina Lucena

O evento que conta com duas modalidades: presencial e online está com as inscrições abertas através deste link > CLIQUE AQUI


“Mude a sua vida hoje. Não deixe para arriscar no futuro, aja agora, sem atrasos.”

Simone de Beauvoir, escritora, filósofa e ensaísta francesa.




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Texto desenvolvido em parceria com Jasiel Pereira, partner da ONZI consultoria e gestão empresarial.

Gestor da Qualidade, Técnico em química, com experiência na área de alimentos.



 
 
 

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