MASP – Como o método pode influenciar na resolução de problemas e na cultura da Qualidade
- juliana juliana
- 27 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Para se aperfeiçoar continuamente os processos e garantir que os clientes continuem a receber um produto/serviço de qualidade, utilizar o MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas) em conjunto com as ferramentas da qualidade, auxilia na redução de custos e no atingindo de melhores resultados dos processos.

Utilizar controles sobre as ações realizadas na empresa, com ferramentas adequadas da qualidade, é possível reduzir retrabalhos, descartes e eliminar problemas, e assim focar em melhorias que busquem aperfeiçoar o desempenho dos processos.
As ferramentas da qualidade são utilizadas para analisar, definir, mensurar e propor soluções aos problemas encontrados nos processos que atrapalham no desempenho dos processos organizacionais. Ainda, estabelecem melhorias de qualidade que devem ser adotadas pela gestão.
A seguir foram elencadas algumas ferramentas da qualidade usadas na análise e resolução de problemas:
· Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa);
· Fluxograma.
· Brainstorming (Tempestade de Ideias);
· 5w2h;
· Diagrama de Pareto;
· G.U. T.
O ciclo PDCA, que é uma metodologia muito utilizada e que está complementada em toda a filosofia do MASP e das 8 disciplinas. Ele é à base das ferramentas de melhoria da qualidade que se tem atualmente, e que são utilizadas amplamente dentro das organizações.
O MASP é um método prescritivo porque ele traz as etapas de forma estruturada para resolver problemas e obter resultados otimizados. Ele é formado por 8 etapas:
1. Identificar problemas;
2. Observar os problemas;
3. Analisar o fenômeno e suas causas;
4. Propor planos de ação;
5. Boas práticas para execução das ações;
6. Métodos de verificação dos resultados;
7. Padronizar procedimentos;
8. Elaborar relatórios de conclusão.
Ao utilizar o MASP de maneira que contribua para resultados mais satisfatórios dentro das organizações, percebe-se que a metodologia garante maior eficácia nas ações de melhoria.
Engajar as pessoas é uma das grandes dificuldades desde método. Por tanto, é muito importante que o método seja implantado em todas as etapas pra que atinjam os resultados esperados. Com o engajamento de todos é importante para prover as mudanças necessárias e para a resolução eficaz dos problemas.
Desta forma, torna-se fundamental que haja um trabalho de conscientização quanto à importância de solucionar o problema através da investigação da causa raiz. Em contra partida um dos grandes ganhos do MASP é sua eficiência, pois quando utilizado a metodologia de forma correta e utilizamos as ferramentas que nos auxiliarão na verdadeira causa raiz dos problemas às chances de solucionar o problema e evitar as reincidências são muito maiores.
Importante destacar que na etapa de conclusão do MASP, existem alguns fatores que precisam ser alcançados como as lições aprendidas e como a empresa se prepara para as mudanças futuras.
O grande erro é ignorar a necessidade de uma possível revisão dos processos e o levantamento de todos os fatores que contribuem para o sucesso do trabalho, desta forma poderá ser garantido o aprendizado.
Divulgar o resultado do MASP para toda a organização potencializará ainda mais os resultados obtidos, pois através deste compartilhamento, outros casos poderão ser solucionados e prevenidos.
Desenvolver uma cultura de resolução de problemas gera mais agilidade e eficiência nos processos, além de demonstrar que a organização trabalha seguindo padrões e métodos sistematizados que contribuem para a melhoria dos resultados organizacionais.
Portanto, para manter a qualidade de seus processos, utilizar as ferramentas e métodos de forma eficaz será um diferencial em seu processo de gestão. Estimular a sua equipe a encontrar as melhores soluções para resolver as não conformidades tem papel fundamental no sucesso desta metodologia e na Cultura da Qualidade.





Comentários