O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS NA GESTÃO DA QUALIDADE
- Onzi Consultoria
- 18 de jul. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2023
Vivemos constantes transformações do mercado e para acompanhar estas transformações a Gestão da Qualidade tem um papel fundamental. E não estamos falando de futuro, e sim do presente, porque o futuro é feito agora.

Se pensarmos em outros momentos da História, quando houve estes movimentos do mercado, a Qualidade sempre esteve presente sendo protagonista. Desde o surgimento da indústria, na Revolução Industrial, a qualidade vem evoluindo para melhorar as empresas e o mundo como um todo.
Como podemos saber que estamos atendendo ao requisito 7.3 – Conscientização? Vamos em busca desta resposta! Ao longo do texto vamos desmitificar alguns mitos e discorrer sobre formas práticas de atender ao requisito.
Sabemos que quando discutimos sobre a política e os objetivos da qualidade, em ambas vemos que a norma incluí a tarefa de comunicação.
Porém, no requisito 7.3 é requerido um passo a mais. Este item trata especificamente sobre aspectos da conscientização das pessoas que trabalham sob o controle da organização. Colaboradores conscientes do SGQ e que entendem sua relevância para sucesso sustentado, conseguem contribuir na busca pelos resultados esperados.
O que diz o requisito?
O requisito pede para assegurar que as pessoas da organização estejam conscientes de quatro elementos, nos quais são:
a) Da política da qualidade
Você já parou para analisar se o compromisso firmado na política da qualidade corresponde com o compromisso de seus colaboradores? Pois bem, neste ponto é importante verificar continuamente se os integrantes do seu time estão em busca de cumprir tudo que foi deliberado na política.
b) Dos objetivos da qualidade
Os objetivos da qualidade devem ser perseguidos por todos os integrantes da empresa, sem dúvida é a melhor forma de sabermos se as pessoas estão conscientes dos objetivos ou não. Quando temos colaboradores comprometidos com os resultados da organização, claramente conseguimos evidências de que eles entendem e compreendem os objetivos da qualidade.
c) Da sua contribuição para a eficácia do sistema de gestão da qualidade, incluindo os benefícios de desempenho melhorado
Já falei em outros textos, pessoas se engajam em causas que elas acreditam. Para isto, é muito importante que seus colaboradores tenham em mente como seu papel é fundamental para os propósitos da organização. Sempre lembre sua equipe de como suas atribuições ajudam a empresa a se aproximar da missão e visão da organização.
d) Das implicações de não estar conforme com os requisitos do SGQ
Se constantemente o seu pessoal reclama de seguir os procedimentos estabelecidos, não entendem os motivos de fazer as coisas da forma que foram estabelecidas, não preenchem os formulários com regularidade, provavelmente eles ainda não estão conscientes da importância do SGQ em sua organização.
Logo, é bom lembrar que tudo que está sendo feito tem por objetivo garantir produtos e serviços conformes e, consequentemente o aumento da satisfação do cliente.
O que não é conscientização?
Existe um mito que conscientização é sinônimo de fazerem os funcionários decorarem a política da qualidade e os objetivos da qualidade, isto é um grande equívoco.
Este pensamento é decorrente da preocupação de como o auditor no dia da auditoria irá verificar a conformidade com relação a conscientização dos funcionários.
Decorar não é o caminho! O auditor, provavelmente irá conduzir entrevistas com os funcionários. Ao longo da conversa ele conseguirá ver se os colaboradores entendem como o desempenho de suas atribuições no contexto do SGQ afetam a conformidade dos produtos e serviços, qual o nível de afinidade com a política da qualidade e como o colaborador alcança os resultados esperados.
Como conscientizar seu time de trabalho?
Não existe um método ou forma consagrada para assegurar pessoas conscientes. Porém, existem duas dicas que se aplicadas no dia a dia da organização pode ajudar nesta tarefa.
1ª dica: Seja exemplo.
A Alta Direção precisa ser a primeira a vestir a camisa quanto a tudo que está sendo realizado em seu SGQ em prol da organização. Seguir à risca os procedimentos estabelecidos, sempre divulgar melhorias que foram adotadas para o sucesso sustentado da organização e entre outras coisas são exemplos que devem ser vistos diariamente nos atos e ações dos gestores.
Caso os colaboradores enxerguem de forma negativa a relação da alta direção com o SGQ, eles também não entenderão os motivos de tudo que foi implementado. Logo todo esforço para manutenção do SGQ irá por água abaixo.
2ª dica: Seja persistente
O trabalho de implementação e manutenção de um SGQ é um caminho, em alguns momentos, longo e que exige muita dedicação. Para que não haja frustações com o todo trabalho realizado, os funcionários precisam estar conscientes de tudo que envolve o SGQ, para que assim as atividades e funções obedeçam aos critérios estabelecidos.
Logo, a Alta Direção deve ser persistente no momento de lembrar a todos sobre a importância da ISO 9001. Por isso, sempre oriente os colaboradores quanto ao seu papel na manutenção do sistema de gestão. Isto pode ser feito através de treinamentos, reuniões, conversas de corredor, workshops, dinâmicas de grupo, enfim não importa a forma desde que seja feito com constância e persistência.
Portanto, é preciso que os colaboradores saibam exatamente o impacto que tem sobre a Qualidade da empresa, e isso envolve não só as próprias atividades, mas também o trabalho relacionado a melhoria contínua.
Conscientizar não é fazer um Workshop com todo mundo falando de Qualidade, conscientizar é entregar informações direcionadas que você sabe que vão interessar às pessoas, que vão fazê-las prestar atenção, como indicar ao gestor da produção o uso do Kanban para facilitar o controle do fluxo de trabalho da equipe, por exemplo.
Ficou insteressado em conhecer os outros requisitos? Acompanhe nossos conteúdos em: https://www.onziconsultoria.com.br/blog ou fale conosco!





Comentários