PORQUE GERENCIAR SUA EMPRESA COM BASE NA NORMA ISO 9001?
- juliana juliana
- 27 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr. de 2023
A ISO sugere um conjunto de atividades de gestão que, se bem implementadas, contribuem para a redução de erros e desperdícios. Neste sentido, para que os objetivos pretendidos sejam alcançados, é fundamental o comprometimento de todos com o propósito da organização e principalmente da alta direção, que deve orientar e gerar uma cultura de valorização da gestão da qualidade em seu ambiente interno.

Sistemas de gestão existem em qualquer empresa e independem de seu porte, podendo ser financeiros, recursos humanos, qualidade, produção, estratégicos entre outros, e ainda podem ou não ser formalizados. E para a integração destes sistemas torna-se importante que sejam utilizadas práticas que permitam as organizações obterem melhores resultados. Desta forma, destacam-se as normas da série ISO 9000, que possuem características para o gerenciamento sistêmico.
A ISO é uma organização independente, voltada para fomentar padrões internacionais de qualidade. No Brasil, o responsável por traduzir as normas ISO, é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. As normas internacionais ISO são ferramentas de grande importância estratégica para o negócio da empresa, pois auxiliam a empresa na redução de custos e aumento da produtividade.
São inúmeros os benefícios para você gerenciar sua empresa com base na NORMA ISO 9001:
Toda evolução de melhoria é percebida no decorrer de alguns ciclos, por isso os resultados da implementação aparecem logo de imediato, mas vai melhorando ao longo de sua maturidade e evolução. O sucesso desta implementação abrange melhorias na organização interna, melhorias de processos, identificação e tratamento de problemas de forma adequada para evitar a reincidência.
Os gestores passam a gerenciar melhor o desempenho da organização tanto internamente como externamente, pois possuem dados e informações que podem ser analisados de forma, que auxilia no atendimento de metas e objetivos. A gestão dos processos e materiais, é destacada pela eficácia da produção, trazendo benefícios financeiros com o controle das não conformidades e diminuição de retrabalhos.
O aumento da Satisfação do cliente, fator este de extrema importância, é tratado em um dos requisitos da norma ISO 9001 e também um dos objetivos da mesma. Outro fator, que é muito importante destacar, é a possibilidade de a organização se antecipar aos problemas nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Desta forma, a direção terá uma prévia de possíveis falhas e melhorias além de riscos e oportunidades.
Concluo dizendo que utilizar realmente as diretrizes da Norma ISO 9001, contribui para um melhor gerenciamento e controle de toda e qualquer organização, se bem aplicada e gerenciada, além de obter excelentes resultados para toda a empresa e suas partes interessadas.
Quer saber mais? Ficou interessado em saber como implementar esse sistema? Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em auxiliar você e sua empresa no atendimento de seus resultados.
Fale conosco em: 54 991353667





Comentários